CHAMADA DE TRABALHOS :: MINICURSOS

MINICURSOS


Os minicursos têm como objetivo apresentar uma tecnologia ou teoria de um tópico na área de computação. Dessa forma, esse tipo de atividade treina e forma teoricamente os participantes naquele assunto abordado pelo minicurso. Os tópicos de interesse, em especial, são aqueles relacionados aos temas do COMPSULMT 2016 e da ERI-MT 2016, que esse ano aborda sobre a Interação entre Academia e Indústria. Esse tema foi escolhido para promover o fortalecimento das relações entre as Instituições de Ensino e o Mercado de trabalho no que se refere à oferta e à demanda de profissionais da área de tecnologias e de sistemas de informação.

Sendo assim, o COMPSULMT 2016 e a ERI-MT 2016 oportunizam aos grupos de estudos, entusiastas ou profissionais, com conhecimento especializado e o desejo de compartilhar esse conhecimento, de submeter uma proposta de minicurso a ser realizado durante a semana dos eventos (15 a 18/11/2016). As propostas serão avaliadas pelo comitê científico que irá selecionar as propostas mais condizentes ao tema dos eventos.

Os minicursos poderão ter carga horária de 4 ou 8 horas e podem ser teóricos, ou práticos com o desenvolvimento em laboratório de informática.

O processo de submissão e de avaliação das propostas de minicursos é dividido em 02 (duas) etapas:

  1. Na Etapa 1, como forma de submissão da proposta, o(s) proponente(s) devem preencher o formulário de inscrição até o dia 07/ 09/ 2016 12/ 09/ 2016. A submissão da proposta com o PDF do formulário preenchido deve ser efetuada por meio do sistema JEMS da SBC. As propostas serão analisadas por pares e somente aquelas aprovadas deverão prosseguir para a próxima etapa. O resultado da avaliação da Etapa 1 deverá ser divulgado até o dia 01 de outubro de 2016;

  2. Na Etapa 2, os instrutores devem baixar o modelo de capítulo de livro da SBC e redigir o texto (entre 10 e 15 páginas) sobre o conteúdo do minicurso (a ser ministrado durante o evento). Após a redação, de acordo com modelo/template em formato PDF, o capítulo deve ser submetido (carregado) por meio do sistema JEMS da SBC, até o dia 24 de outubro de 2016. Em seguida, os capítulos serão analisados por pares novamente, no entanto, não em caráter classificatório desta vez. As possíveis adequações deverão ser realizadas pelos proponentes e as novas versões corrigidas devem carregadas no JEMS até o dia 04 de novembro de 2016.

A revisão de Língua Portuguesa ou de Língua Inglesa dos trabalhos submetidos é de responsabilidade dos autores.

Os minicursos deverão ser realizados entre o período de 15 a 18 de novembro de 2016, nos turnos matutino e/ou vespertino.

Cabe lembrar que NÃO existe previsão de apoio financeiro para custear as despesas de deslocamento e permanência (hospedagem, alimentação e traslado) em Rondonópolis/MT aos apresentadores dos Minicursos.

Tópicos de interesse:

São tópicos de interesse de minicursos, todos os relacionados a área da computação, os quais podem contemplar, sem restringir:

  • Aplicações Móveis
  • Aplicações para Agronegócios
  • Aplicações para a área de Educação
  • Aplicações para a área de Saúde
  • Big Data e Análise de Dados
  • Desenvolvimento Ágil de Software
  • Desenvolvimento de Jogos
  • Design Thinking
  • Design Emocional
  • Experiências de Criação de Start Up no meio Acadêmico
  • Experiência do Usuário (User eXperience, UX)
  • Gamification na Educação
  • Interação Humano-Computador em Empresas
  • Internet das Coisas (Internet of Things, IoT)
  • Pesquisas que envolvem Crowdsourcing
  • Projeto e desenvolvimento de Sistemas de Autoria
  • Projetos com Arduino
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada
  • Robótica
  • Sistemas Colaborativos
  • Tecnologias Assistivas
  • Uso de Drones para aplicações de mercado
  • Uso do Kinect para Aplicações de Acessibilidade
  • Uso de Eyetracking em Pesquisas Comportamentais
  • Uso do Blender em Aplicações Acadêmicas

Os proponentes de minicursos aceitos, e avaliados no JEMS, deverão preencher e assinar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais, e efetuar o upload do documento no JEMS.

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