V MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

REALIZAÇÃO

Data: 16 de novembro de 2016 (quarta-feira)

Horário: 14 às 17 horas


HISTÓRICO

A maratona de programação é evento originalmente promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde o ano de 1996. A maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da Association for Computing Machinary (ACM). Ela se destina a alunos de cursos de ensino médio técnico e superior na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, entre outros). A maratona de programação da UFMT será realizada em sua 5ª edição consolidando-se com um componente importante no conjunto de eventos que compõe o COMPSULMT 2016 e a ERI-MT 2016.


A MARATONA DE PROGRAMAÇÃO (5ª EDIÇÃO)

Trata-se de uma competição envolvendo alunos regularmente matriculados em instituições de ensino superior e médio técnico direcionado para cursos da área de exatas que tenham como componente curricular ensino de programação e disciplinas afins, especialmente voltadas, para alunos dos cursos cuja base é a Computação – bacharelados em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, Licenciatura em Informática e graduações tecnológicas em Redes de Computadores e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É um evento aberto a comunidade, realizado nos laboratórios de informática da UFMT/Rondonópolis, e que visa contribuir para a integração dos alunos num torneio que envolve habilidade, raciocínio e trabalho em equipe. Além do fator competitivo, este torneio visa estimular os alunos na preparação para enfrentarem desafios que o convívio acadêmico e profissional poderão lhes apresentar na solução de problemas computacionais presentes no dia a dia das pessoas e organizações.


SOBRE OS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Para ser participante da V Maratona de Programação o único requisito é ser aluno regularmente matriculado em cursos de nível superior ou nível médio técnico.


SOBRE AS CATEGORIAS

Os participantes obrigatoriamente serão inscritos em apenas UMA categoria entre as duas opções possíveis, da forma como se segue:

  • Categoria PROGRAMAÇÃO BÁSICA
  • Categoria PROGRAMAÇÃO AVANÇADA

A escolha da categoria de participação do aluno será realizada pela equipe no ato da inscrição.


SOBRE A MARATONA

A metodologia utilizada para correção e pontuação será definida em tempo e divulgada pela comissão organizadora da maratona.


SOBRE A PARTICIPAÇÃO (INDIVIDUAL OU EM EQUIPE)

Os alunos poderão participar em equipes. Cada equipe deverá ser constituída por, no mínimo, um (1) e, no máximo, até 3 (três) membros. A categoria da equipe será determinada pela definição unânime dos membros. Os participantes tentarão resolver as questões propostas, durante o tempo definido pela comissão organizadora. Os participantes terão à sua disposição apenas um computador (definido pela organização do evento, sendo vedado o uso de quaisquer outros tipos de equipamentos eletrônicos) e material impresso (definido pelo participante ou equipe, e composto de livros, listagens, manuais ou outros tipos de publicações impressas). Com relação às linguagens de programação utilizadas pelos participantes, será permitido o uso das seguintes linguagens: Pascal e C (para ambas as categorias).

Vale destacar que a comissão organizadora deverá garantir que os ambientes de programação com versões iguais para todas as equipes. Por fim, será vedado o acesso à internet.

Uma equipe poderá ser formada por estudantes de diferentes instituições e/ou por estudantes que estão matriculados em diferentes semestres/anos letivos de uma mesma Instituição de Ensino.


SOBRE AS PREMIAÇÕES

Todos os participantes receberão certificados de participação da V Maratona de Programação, expedido pela comissão organizadora do COMPSULMT. As três primeiras equipes classificadas da Maratona em cada categoria receberão medalhas com respectivos prêmios. Os prêmios de 1º, 2º e 3º lugares serão definidos pelos organizadores.


Comissão Organizadora

A organização da Maratona de Programação é exercida pela comissão composta por professores e colaboradores do COMPSULMT e da ERI-MT, a quem competem todas as decisões envolvendo inscrição de participantes, elaboração e aplicação das questões e validação dos resultados.

Membros:

  • Dr. Clóvis dos Santos Júnior – UFMT/Rondonópolis-MT
  • Me. Eberson Omar Weschter – UFMT/Rondonópolis-MT
  • Dra. Mara Andrea Dota – UFMT/Rondonópolis-MT