VII ERI-MT

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VII ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA - MATO GROSSO

O Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Rondonópolis, vai sediar a 7ª edição da Escola Regional de Informática (ERI-MT 2016), cujo evento é reconhecido como um dos maiores eventos de Computação e Tecnologia da Informação (TI) do Estado. A ERI-MT é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e, esse ano, ocorrerá em conjunto com o VI COMPSULMT.

  • Período de realização:16 e 18 de novembro de 2016

Sessões técnicas: Datas e horários das apresentações orais dos artigos completos aprovados

Sessões de pôsteres: Datas e horários das apresentações dos resumo aprovados


ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS ACEITOS


  • O período de realização das Sessões Técnicas da ERI-MT 2016 compreende os dias 16 a 18 de novembro de 2016, no turno matutino (de 8 às 11h) e no turno vespertino (de 14 às 17h);
  • O tempo previsto é de 15 minutos de apresentação, com 5 minutos para discussão;
  • Os autores dos artigos aceitos deverão informar, com antecedência, à Coordenação do evento sobre a infraestrutura necessária para a apresentação;
  • Nenhum modelo será fornecido para a elaboração dos slides, contudo, o conteúdo deve ser coerente com o artigo aceito.

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS ACEITOS


  • O período de realização das Sessões de Pôsteres da ERI-MT 2016 compreende os dias 16 e 17 de novembro de 2016, no turno noturno (de 20:30 às 21h); devendo os Pôsteres serem dispostos no local adequado, indicado pela equipe organizadora do evento, a partir das 19:00h;
  • Nenhum modelo será fornecido para a elaboração dos slides, contudo:
    • o conteúdo deve ser coerente com o resumo aceito, priorizando a apresentação de figuras e de tabelas com textos curtos e objetivos;
    • as medidas para impressão deverão respeitar o tamanho de 0,90cm (largura) x 1,20cm (altura);
    • os tamanhos das fontes deverão permitir a leitura do texto do Pôster à distância de 2m.

INSTRUÇÕES PARA AUTORES - SUBMISSÃO DE TRABALHOS


Datas importantes:

  • Período de submissão: 02/ 05 a 07/ 09/ 2016 12/ 09/ 2016
  • Período de avaliação: 07 de setembro a 16 de outubro de 2016
  • Data de notificação aos autores: 17 de outubro de 2016
  • Data final para submissão da versão final revisada: 04 de novembro de 2016
  • Período de realização do evento: 14 a 18 de novembro de 2016

Os trabalhos submetidos à ERI-MT 2016 devem ser frutos de pesquisas realizadas: na Graduação, em Ensino Técnico, na Educação Básica, e na Pós-Graduação em conjunto com seu(s) professor(es) orientador(es), em Empresas, em Órgãos do Governo, em Associações ou em Atividades de Atuação Profissional Autônoma; relevantes e inéditos (não ter sido publicado em outro evento ou revista anteriormente); e encaminhados no formato de arquivo PDF. A submissão de um trabalho poderá ser efetuada na modalidade artigo completo (pesquisa concluída) ou na modalidade artigo resumido (pesquisa em andamento, com resultados parciais). Estes trabalhos podem ser escritos em português ou em inglês, e devem seguir o modelo de formatação de artigos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A revisão de Língua Portuguesa ou de Língua Inglesa dos trabalhos submetidos é de responsabilidade dos autores.

Os artigos completos devem ter, no mínimo, 08 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas. Os artigos resumidos devem ter no mínimo 02 (duas) e no máximo 04 (quatro) páginas.

Na estrutura dos artigos completos e dos resumos, devem ser contemplados os seguintes conteúdos: Introdução (contendo contextualização/problema, justificativa, objetivos e descrição da organização das seções seguintes do artigo), Materiais e Métodos (Metodologia de Pesquisa), Revisão de literatura (Fundamentação teórica), Desenvolvimento (não necessariamente com esse subtítulo), Resultados e Discussões, Conclusão e Referências.

Recomenda-se que os autores referenciem trabalhos publicados em edições anteriores da ERI-MT, dentre outras referências relevantes para o tema abordado.

O arquivo de submissão NÃO deve conter em seu corpo os dados de identificação do(s) autor(es) - submissão anônima -, sendo esses dados necessários no preenchimento do formulário de submissão. A NÃO identificação do arquivo de submissão no corpo do texto deve-se ao fato da avaliação ser feita por revisores (no mínimo dois) que não reconheçam os autores, e nem que os autores reconheçam quem são os revisores de seus trabalhos, para que o julgamento não seja tendencioso, mantendo-se o anonimato mútuo. Este procedimento é conhecimento como Revisão Cega (Blind Review). A interação entre autor e revisor, caso seja necessária, só ocorrerá por intermédio do corpo editorial (Comitê Científico) com o intuito de primar pelo respeito e pela ética.

Os dados de identificação devem ser inseridos no formulário de submissão:

  1. Nome
  2. Afiliação principal (vínculo institucional)
  3. E-mail

A submissão de trabalhos será exclusivamente via Sistema de Gerenciamento de Submissões da Sociedade Brasileira de Computação (JEMS/SBC).

Após o encerramento do período de submissão, os artigos serão encaminhados a, no mínimo, dois avaliadores. Essa distribuição de trabalhos leva em consideração o tópico de interesse dos trabalhos submetidos aos eventos e a área de atuação/interesse do avaliador.

Cada avaliador, dentro do período estipulado em Datas Importantes, acessará o JEMS para efetuar as avaliações dos trabalhos designados a ele.

Após notificação aos autores, em caso de resultado com aprovação, os autores deverão adequar seus trabalhos conforme os pareceres dos avaliadores e efetuar nova submissão (versão final revisada) do trabalho no sistema JEMS.

A nota final de cada trabalho consistirá na média entre as notas atribuídas pelos avaliadores. Tendo as médias de todos os trabalhos avaliados, uma lista é gerada com as classificações (ordem decrescente por nota final).

O aceite definitivo “aceite final” será condicionado à entrega da versão final revisada do trabalho no prazo estipulado pelo Comitê Científico, devendo ser acatadas todas as correções efetuadas pelos avaliadores. Juntamente com a versão final, deve ser entregue o documento "Contrato de Cessão de Direitos Autorais" assinado pelos autores do trabalho com a indicação de quem será o apresentador. Ao encaminhar o "Contrato de Cessão de Direitos Autorais", os autores concordam em ceder ao evento os direitos de publicação. Da mesma forma, os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.

Tópicos de interesse:

São tópicos de interesse do evento, todos os relacionados a área da computação, os quais podem contemplar, sem restringir:

  • Aplicações Móveis
  • Aplicações para Agronegócios
  • Aplicações para a área de Educação
  • Aplicações para a área de Saúde
  • Big Data e Análise de Dados
  • Desenvolvimento Ágil de Software
  • Design Thinking
  • Design Emocional
  • Experiências de Criação de Start Up no meio Acadêmico
  • Experiência do Usuário (User eXperience, UX)
  • Gamification na Educação
  • Interação Humano-Computador em Empresas
  • Internet das Coisas (Internet of Things, IoT)
  • Pesquisas que envolvem Crowdsourcing
  • Projeto e desenvolvimento de Sistemas de Autoria
  • Projetos com Arduino
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada
  • Robótica
  • Sistemas Colaborativos
  • Tecnologias Assistivas
  • Uso de Drones para aplicações de mercado
  • Uso do Kinect para Aplicações de Acessibilidade
  • Uso de Eyetracking em Pesquisas Comportamentais
  • Uso do Blender em Aplicações Acadêmicas

Os autores de trabalhos aceitos deverão preencher e assinar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais, e efetuar o upload do documento no JEMS.


INSTRUÇÕES PARA PROPONENTES - SUBMISSÃO DE MINICURSOS (encerrada)