PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DETALHADA


Programação resumida (PDF)



Noite

18:00-19:30h Credenciamento

19:00-19:30h Cerimônia de Abertura

19:30-20:30h Palestra "Principais desafios de uma Startup de Hardware no Brasil", com Kleber Lima da Silva (IoTon)

20:30-21:00h Intervalo

20:30-21:00h Lançamento de livros

21:00-22:00h Palestra "Desenvolvimento Desktop/Web para Mobile", com Rodrigo Morbach (CPQD)



Manhã

08:00-10:00h Workshop Internet das Coisas (IoT): Plataforma Ton

08:00-12:00h Of. 1: Oficina de RPG Maker MV. Conteúdo: Criação de um jogo simples usando os recursos da ferramenta.

08:00-12:00h Of. 2: Introdução ao Blender. Conteúdo: Interface, modelagem, materiais, textura e render.


Tarde

13:30-17:30h Of. 3: Oficina de Arduino. Conteúdo: Introdução, visao geral scrach, visao geral arduino, integração arduino e scratch, desenvolvimento pratico de um teclado com frutas.

13:30-17:30h Competição de Brawhalla. Para participar, favor baixar (em site externo) e treinar; as regras serão explicadas no dia.

13:30-17:30h Gincana Pokémon. Série de atividades dentro e fora do jogo que somadas pontuam para a equipe. Cada equipe deve três 3 pessoas (não mais nem menos). As regras serão apresentadas no dia.

13:30-17:30h Competição: Robô seguidor de linha

14:00-16:00h Meetup: Bate papo sobre Startup e captação de recursos, com Francisco Toledo


Noite

19:00-19:30h Credenciamento

19:00-19:30h Apresentação cultural

19:30-20:00h Palestra "Aplicações com o Blender", com Prof. Dr. Roger Resmini (UFMT Rondonópolis)

20:00-20:30h Intervalo

20:30-21:30h Palestra "Oportunidades no mercado de tecnologia de games e o Dia-a-dia do empreendedor", com Francisco Toledo (iTeleport)



Manhã

08:00-11:00h Sessão técnica 1, ERI-MT 2016

08:00-12:00h Minicurso (MC) 1: Desenvolvimento Móvel com Google Android, com Rafael R. Garcia. Conteúdo: Introdução a programação de dispositivos móveis, plataforma Android, manipulação de interface, entrada, processamento e saída de dados em JAVA, navegação entre telas e geração de aplicações para Android (.apk).

Tarde

13:30-17:30h Minicurso (MC) 2: Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D e a Interação entre Academia e Indústria (Parte I)

14:00-17:00h Sessão técnica 2, ERI-MT 2016

14:00-17:00h V Maratona de Programação


Noite

19:00-19:30h Credenciamento

19:00-19:30h Apresentação cultural

19:30-20:30h Sessão técnica, COMPSULMT 2016

20:30-21:00h Intervalo

20:30-21:00h Sessão de Pôsteres 1, ERI-MT 2016

21:00-22:00h Palestra "IoT Service Bus - High availability with Internet of Things (IoT)/ API Rest/ Message Broker", com Alexandre Brandão Lustosa (Stone Pagamentos)



Manhã

08:00-11:00h Sessão técnica 3, ERI-MT 2016

08:00-11:00h Of. 4: Lógica de Programação - Meninas Digitais.

08:00-12:00h Minicurso (MC) 2: Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D e a Interação entre Academia e Indústria (Parte II).

08:00-12:00h Minicurso (MC) 3: Sistema embarcado Arduino como ferramenta de apoio ao ensino de eletrônica básica e programação nas engenharias e na área de computação (Parte I).

Tarde

13:30-17:30h Minicurso (MC) 3: Sistema embarcado Arduino como ferramenta de apoio ao ensino de eletrônica básica e programação nas engenharias e na área de computação (Parte II).

13:30-15:00h Meninas Digitais - Dinâmica: Estamos Todos Conectados.

15:00-17:00h Meninas Digitais - Mesa Redonda.


Noite

19:00-19:30h Apresentação cultural

19:00-19:30h Premiação da V Maratona de Programação

19:30-20:30h I Encontro de Interação entre Mercado e Instituições de Ensino.

20:30-21:00h Intervalo

20:30-21:00h Sessão de Pôsteres 2, ERI-MT 2016

21:00-22:00h Palestra "Controlando Ar Drone com PHP", com Fernando Silva (KingHost)



Manhã

08:00-11:00h Sessão técnica 5, ERI-MT 2016

08:00-12:00h Minicurso (MC) 4: Produção de relatórios gerenciais para a tomada de decisão (Parte I).


Tarde

13:30-17:30h Minicurso (MC) 4: Produção de relatórios gerenciais para a tomada de decisão (Parte II).

13:30-17:30h Minicurso (MC) 5: Uso do Processing para desenvolvimento de aplicativos Android.

14:00-17:00h Sessão técnica 6, ERI-MT 2016

14:00-17:00h I Mostra de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão


Noite

19:00-20:00h Palestra "Os 10 mandamentos para evangelizar seu time de desenvolvimento a aplicar técnicas de UX Design e entregar produtos desejáveis pelos usuários", com Glauber Laender

20:00-20:30h Intervalo

20:30-21:30h Palestra "Métodos Ágeis no Processo de Desenvolvimento de Software", com Samuel Cavalcante

21:30-22:00h Encerramento